Siga nossas Redes Sociais

8 de outubro – Dia do Nascituro

08/10/2023 . Notícias

8 de outubro – Dia do Nascituro

A Comissão de Direitos Humanos aprovou, em 20 de setembro, o Projeto de Lei 4281/2023, que cria o Dia Nacional do Nascituro e a Semana de Defesa e Promoção da Vida. A defesa do nascituro é polêmica no campo político e social, pois está atrelada ao aborto. O Estatuto do Nascituro, projeto de lei que visa a proteção integral do nascituro – ser humano em formação, mas que ainda não nasceu -, foi proposto em 2007 na Câmara dos Deputados. Porém, permanece com a Comissão de Constituição e Justiça até os dias de hoje, aguardando o parecer do relator para que possa seguir para votação no Plenário. Por isso, a criação do Dia Nacional do Nascituro se faz fundamental para conscientizar as pessoas e autoridades da importância da defesa da vida, que se inicia na concepção.

A Igreja, no Brasil, celebra esse dia nas dioceses, paróquias e comunidades, após uma semana de atividades com o tema “Adoção: Amor com laços do coração” – um dia em que rememoramos a importância da preservação da vida desde a sua concepção. Numa época em que o aborto é pauta, em quase todos os países, como direito da mulher e como questão de saúde pública, as ações desse dia 08 é de fundamental importância para que todos os cidadãos de bem, católicos ou não, se conscientizem da necessidade da luta pró-vida. Neste ano, em especial, as igrejas se movimentam para trazer a adoção como uma forma de caridade e é incentivada pela Igreja como forma de proteção das crianças, que encontrarão uma família, como relatou padre Rodolfo Pinho, assessor da Comissão e secretário executivo Nacional da Pastoral Familiar, no site Vatican News .

Para o Dia do Nascituro, várias ações são motivadas, como o envio de vídeos com testemunho de adoção com até um minuto de duração para serem compartilhados nas redes sociais da Pastoral Familiar e, também, manifestações públicas em defesa da vida dos nascituros, frente à votação da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) número 442, que pede a descriminalização do aborto no Brasil. Várias paróquias do país aderiram à Caminhada pela Vida Contra o Aborto, iniciativa da Rede Nacional em Defesa da Vida e da Família, que acontecerá em mais de 60 cidades brasileiras. A lista das cidades participantes pode ser conferida no perfil da Rede, bem como seus horários.

Segundo a presidente da Rede, Zezé Luz, o objetivo da caminhada é sensibilizar os governantes e “especialmente o Supremo Tribunal Federal” para que “compreendam de uma vez por todas” que a legislação sobre o aborto cabe ao poder legislativo, não ao executivo nem ao judiciário. Em declaração à agência ACI Digital, Zezé Luz afirmou: “São os nossos representantes legais, aqueles que foram eleitos pelo povo, que podem pautar ou até mesmo votar e decidir pela maioria. Somos um país democrático e queremos que se respeite esse direito, queremos que se respeite a Constituição Federal no seu artigo 5º”. O referido artigo diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no país a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”, garantindo a defesa da vida em lei.

 

Aos que vão participar da Caminhada pela Vida Contra o Aborto pede-se que usem branco ou azul bebê.

A Comunidade Olhar Misericordioso tem a defesa pela vida em seus diretórios, sendo pauta fundamental para seus membros. Apoiamos e incentivamos as ações do Dia do Nascituro como forma de manifesto e conscientização das pessoas sobre um tema que viola o bem mais precioso que recebemos de Deus: o Dom da Vida. É dever de todo católico a defesa do ser mais inocente: a defesa do nascituro, da vida gerada no ventre de uma mulher. Não há como não lembrar de Nosso Senhor no ventre de Maria Santíssima, nos mostrando, pela Sua Encarnação, o quão sublime é uma nova vida sobre a Terra. Uma vida nova no ventre de uma mãe deve ser protegida e celebrada com alegria. Lembramos da visita de Nossa Senhora a Santa Isabel grávida, em que João Batista se estremece quando sua mãe ouve a saudação de Maria: dois nascituros nos mostrando a vida já acontecendo desde o ventre. Quanta alegria celebramos frente a uma nova vida, a uma nova alma para povoar o Céu! Cada vida importa, cada alma importa!

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS