Siga nossas Redes Sociais

Ubi Caritas 2022

29/03/2022 . Notícias

O trecho da canção Ubi Caritas* expressa: “Nem em pensamentos sejamos divididos, cuidemos! Cessem os impulsos malignos, cessem as divisões e em nosso meio seja o Cristo Deus!”. Assim, com esse espírito de união com Cristo, foi realizado nos dias 25, 26 e 27 de março, no Vale da Misericórdia em Resende, interior do Rio de Janeiro, o Encontro Anual da Comunidade Olhar Misericordioso: Ubi Caritas 2022.

O Encontro reuniu irmãos de várias partes do Brasil – os membros do Conselho Geral, os Moderadores Provinciais, os Responsáveis de Missão, os Responsáveis Gerais de Obras de Misericórdia e a Comunidade de Vida Olhar Misericordioso – com objetivo de partilhar e reunir ideias (brainstorming) que unifique e fortaleça o caminhar dos membros de Vida, Aliança e Amigos da Comunidade, principalmente acerca do nosso carisma: “sair do julgamento para o amor, cuidado e defesa dos sacerdotes e das famílias pelas obras de misericórdia”.

Foram muitos momentos de oração, reflexão, partilha e confraternização, tanto no Vale quanto nas casas dos irmãos de aliança que puderam hospedar os irmãos de outros Estados, como relata a irmã Marta Heliza, Responsável de Missão da localidade Santa Terezinha do Menino Jesus, Unaí, MG:

“Uma grande graça poder conhecer o Vale de Misericórdia.
Desejo que todos os irmãos vivam essa experiência!!! Fui recebida como um membro da família na casa dos irmãos Alexandre, Patrícia e Guilherme. Eles exalavam o perfume Olhar Misericordioso!!! E ver de perto como é a vida dos irmãos da comunidade de vida foi um momento de muita reflexão para mim, quanta entrega, alegria, obediência, sabedoria, quantas virtudes pude perceber ali!!! Que o Espírito Santo nos capacite a pastorear nossas ovelhas conforme a vontade de Deus. Que sejamos exemplos de Amor e Misericórdia! – TPJNSM”

O Ubi Caritas 2022 foi encerrado com a Santa Missa celebrada pelo Padre Alexandre Paciolli, iCM, concelebrada pelo Padre Joelson e Padre Edson, momento em que ficou destacada a importância da entrega do membro Olhar Misericordioso em defesa dos sacerdotes e a expectativa para o Éfeta 2022.

 

 

Tudo por Jesus, nada sem Maria!

* Antífona do Séc. VIII organizada pelo compositor norueguês Ola Gjeilo e, frequentemente cantada na Quinta-feira Santa durante o lava-pés. (Fonte: https://pt.aleteia.org/2020/07/08/musica-versao-a-cappella-de-ubi-caritas-viraliza-e-emociona/)

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS