Siga nossas Redes Sociais

Catequese

09/11/2020 . Obras de Misericórdia

CURSO DE BATISMO

“Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado”. (Marcos 16:15-16)

O batismo, porta dos sacramentos, necessário para a salvação, pelo qual os homens se libertam do pecado, se regeneram tornando-se filhos de Deus e se incorporam à Igreja, configurados com Cristo mediante caráter indelével, só se administra validamente através da ablução com água verdadeira, usando-se a devida fórmula das palavras. (Cânon 849)

O objetivo do curso é levar aos pais e padrinhos o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Pode ser batizada toda pessoa ainda não batizada e somente ela (cân. 864). Conforme o código canônico 847, (artigo 2º e 3º) o padrinho e a madrinha precisam ser católicos, maiores de 16 anos, e ter o sacramento da primeira Eucaristia. Se forem casados, é necessário ter o sacramento do matrimônio.

O encontro dura três horas e é realizado nas sextas-feiras às 18h30 ou sábados às 12 horas conforme calendário previamente agendado e acontece na Igreja da PUC – Rio.

Documentos necessários: cópia da certidão de nascimento, preenchimento da ficha de inscrição, termo de autorização dos pais. (se necessário), taxa de inscrição,

Mais Informações: 21 3527-1350 (Igreja da PUC) ou pelo Whatsapp (21) 99781.5389 – Eduardo

CATEQUESE PARA 1º EUCARISTIA

“Deixai as crianças e não as impeçais de vir a mim, pois delas é o Reino dos Céus”. (Mt 19;13-15)

Augustíssimo sacramento é a santíssima Eucaristia, na qual se contém, se oferece e se recebe o próprio Cristo Senhor e pela qual continuamente vive e cresce a Igreja. O Sacrifício eucarístico, memorial da morte e ressurreição do Senhor, em que se perpetua pelos séculos o Sacrifício da cruz, é o ápice e a fonte de todo o culto e da vida cristã, por ele é significada e se realiza a unidade do povo de Deus, e se completa a construção do Corpo de Cristo. Os outros sacramentos e todas as obras de apostolado da Igreja se relacionam intimamente com a santíssima Eucaristia e a ela se ordenam. ( Fonte: Cânon 897) A Eucaristia é o coração; o ápice da vida da Igreja, pois, nela Cristo associa sua Igreja e todos os seus membros a seu sacrifício de louvor e de ação de graças, oferecido uma vez por todas na Cruz a Seu Pai; por Seu sacrifício Ele derrama as graças da salvação sobre o Seu Corpo, que é a Igreja. (Fonte: CIC 1407)

O objetivo da catequese é explicar os mistérios da fé e das coisas religiosas em geral e educar as crianças para a vivência da fé em comunidade, apresentando a pessoa de Jesus e os conteúdos de nossa fé, orientando o catequizando para viver a fé no dia-a-dia.

Podem participar crianças de 8 a 14 anos, que tenham cursado ou estejam cursando a 3ª série do ensino fundamental. A preparação dura dois anos e os encontros são realizados aos sábados, das 10 às 11h30, na PUC-Rio.

São utilizados os Livros da catequese, volumes 1 e 2, da Arquidiocese do Rio de Janeiro. A Bíblia e Catecismo da Igreja Católica 1322-1405.

Documentos necessários: cópia da certidão de nascimento e de batismo, ou declaração da sua paróquia. preenchimento da ficha de inscrição, termo de autorização dos pais. (se necessário), taxa de inscrição.

Mais Informações: 21 3527-1350 (Igreja da PUC) ou pelo Whatsapp (21) 99781.5389 – Eduardo

“A catequese é uma educação da fé das crianças, dos jovens e dos adultos, a qual compreende especialmente um ensino da doutrina cristã, dado em geral de maneira orgânica e sistemática, com fim de iniciá-los na plenitude da vida cristã“. (Papa João Paulo II)

CURSO DE CRISMA

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”. Mateus 22:37

O sacramento da confirmação proporciona aos batizados a continuação do caminho da iniciação cristã e o enriquecimento com o dom do Espírito Santo. Vinculados mais perfeitamente à Igreja, fortalece-os e mais estritamente os obriga a serem testemunhas de Cristo pela palavra e ação e a difundirem e defenderem a fé (Fonte: Cânon 879), como verdadeiras testemunhas de Cristo.

O objetivo do curso é educar os adolescentes, jovens e adultos para uma vivência comprometida com o Reino de Deus. A crisma é o sacramento do compromisso. A preparação deve levar o catequizando ao compromisso com a comunidade de fé, através de uma programação pastoral que leve ao seu envolvimento com a vida da comunidade.

Podem participar adolescentes a partir de 14 anos de idade completos e adultos, conforme estabelecido pelo Diretório Diocesano dos Sacramentos. A preparação dura dez meses (1 ano) e o curso é realizado aos sábados, das 11h às 12h30, na Igreja da PUC – Rio.

O material necessário é uma apostila com temas baseados na Bíblia e no Catecismo da Igreja Católica 1285-1314.

Documentos necessários: certificado de primeira comunhão ou declaração da sua paróquia, preenchimento da ficha de inscrição, taxa de inscrição.

Mais Informações: 21 3527-1350 (Igreja da PUC) ou pelo Whatsapp (21) 99781.5389 – Eduardo

CURSO DE NOIVOS

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” (Gênesis 2:21-24)

O sacramento do matrimônio é o pacto matrimonial, pelo qual o homem e a mulher constituem entre si a comunhão íntima de toda a vida, ordenado por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à procriação e educação da prole. Entre os batizados foi elevado por Cristo Senhor à dignidade de sacramento. (Fonte: CIC 1601). Os que vivem no estado conjugal, segundo a própria vocação, têm o dever especial de trabalhar pelo matrimônio e pela família, na construção do povo de Deus. (Fonte: Cânon. 226 – §1)

O objetivo do curso de noivos é oferecer ferramentas para dialogar sobre os temas essenciais para o conhecimento mútuo, já que o casamento supõe a aceitação da outra pessoa do jeito que ela é, e oferecer elementos de discernimento da relação, para que o casal avalie até que ponto está pronto.

Podem participar casais que forem se casar na igreja católica e, se possível, com no mínimo 6 meses antes do casamento. Para que o sacramento do matrimônio seja recebido com fruto, recomenda-se insistentemente aos noivos que se aproximem dos sacramentos da penitência e da santíssima Eucaristia (Fonte; Cânon 1062 -§2.) O curso dura oito horas e acontece em quatro encontros de duas horas cada, realizados nas sextas às 18h30min ou nos sábados às 12h, na Igreja da PUC-Rio

O curso é baseado no Catecismo da Igreja Católica 1601-1658, na Bíblia e Código do Direito Canônico, entre outros.

Documentos necessários: certificado de batismo ou declaração da sua paróquia, preenchimento da ficha de inscrição, taxa de inscrição.

Mais Informações: 21 3527-1350 (Igreja da PUC) ou pelo Whatsapp (21) 99781.5389 – Eduardo

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS