Siga nossas Redes Sociais

Via Sacra segundo São João Paulo II

Leitor 1: Escutemos o que disse Jesus à Santa Faustina.

Leitura do número 1572 do Diário de Santa Faustina:

 “Lembro-te, Minha filha, que todas as vezes que ouvires o relógio bater três horas da tarde, deves mergulhar toda na Minha misericórdia, adorando-a e glorificando-a…

 Leitor 2: Implora a onipotência dela em favor do mundo inteiro e especialmente dos pobres pecadores, porque nesse momento foi largamente aberta para toda alma. Nessa hora conseguirás tudo para ti e para os outros. Nessa hora realizou-se a graça para o mundo inteiro: a misericórdia venceu a justiça…

 Leitor 3: Minha filha, procura rezar, nessa hora, a Via-sacra, na medida em que te permitirem os teus deveres e, se não puderes fazer a via-sacra, entra, ao menos por um momento, na capela e adora o Meu Coração, que está cheio de misericórdia no Santíssimo Sacramento. Se não puderes ir à capela, recolhe-te em oração onde estiveres, ainda que seja por um breve momento…

 Todos: Exijo honra à Minha misericórdia de toda criatura”.

 Leitor 4: Cantemos…

 Leitor 5: Unidos à paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, rezemos agora, na Hora da Misericórdia, a Via Sacra, seguindo as estações feitas por São João Paulo II, a partir de 1991. Façamos um momento de silêncio e coloquemos no interior de nosso coração nossas intenções…

Leitor 1: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

1ª ESTAÇÃO: JESUS NO HORTO DE GETSÊMANÍ

Sacerdote: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.

 Todos: Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo Mateus 26,39-45:

 Leitor 3: “E, indo um pouco adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: ‘Meu Pai, se é possível, que passe de mim este cálice: contudo, não seja como eu quero, mas como tu queres’. (…) ‘Eis que a hora está chegando e o Filho do Homem está sendo entregue às mãos dos pecadores’”.

 Leitor 4: Do diário de Santa Faustina número 1228. Disse Jesus a ela:

 Leitor 5: “Hoje traze-Me as almas tíbias e mergulha-as no abismo da Minha misericórdia. Estas almas são as que ferem mais dolorosamente o Meu Coração. Foi da alma tíbia que a Minha alma sentiu repugnância no Jardim das Oliveiras. Elas Me levaram a dizer: Pai, afasta de Mim este cálice, se assim for a Vossa vontade. Para elas, a última tábua da salvação é recorrer à Minha misericórdia”.

 Todos: Jesus, livrai-me de toda mediocridade na minha vida. Que meu sim seja sim, meu não seja não! Ajudai-me a colocar-Vos sempre em primeiro lugar, ao meu próximo em segundo e a mim em terceiro. Ajudai-me a entregar não as migalhas de minha vida, mas toda a minha vida a Vós! Tudo por Jesus, nada sem Maria! Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Leitor 2: Cantemos…

 Leitor 1:

2ª ESTAÇÃO: JESUS É TRAÍDO POR JUDAS

 Sacerdote: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.

 Todos: Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus 26,47-49:

 Leitor 3: “E enquanto ainda falava, eis que veio Judas, um dos Doze, acompanhado de grande multidão com espadas e paus, da parte dos chefes dos sacerdotes e dos anciãos do povo. Seu traidor dera-lhes um sinal dizendo: ‘É aquele que eu beijar; prendei-o’. E logo, aproximando-se de Jesus, disse ‘Salve, Rabi’ e o beijou”.

 Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina números 1488, 639, 738 e 1146. Jesus diz a ela:

 Leitor 5: “Estás vendo, Minha filha, o que és por ti mesma, e que a causa das tuas quedas é o fato de contares demais contigo mesma e pouco te apoiares em Mim. (…) Reconhece que nada podes por ti mesma (…) Não és sequer capaz de aceitar as Minhas graças sem uma especial ajuda Minha[1] (…) Antes de vir como justo Juiz, abro de par em par as portas da Minha misericórdia. Quem não quiser passar pela porta da misericórdia, terá que passar pela porta da Minha justiça…”

 Todos: Que a Vossa graça me ajude, Senhor, para que eu não caia continuamente nos mesmos erros e, se eu cair, ajudai-me a levantar e a glorificar Vossa misericórdia. Ajudai-me a não Vos trair, Senhor! Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Leitor 2: Cantemos…

Leitor 1:

3ª ESTAÇÃO: JESUS DIANTE DO SINÉDRIO

 Sacerdote: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.

 Todos: Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo Mateus 26,59; 63-66:

 Leitor 3: “Ora, os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio procuravam um falso testemunho contra Jesus, a fim de matá-lo. (…) Jesus, porém, ficou calado. E o Sumo Sacerdote lhe disse: ‘Eu te conjuro pelo Deus Vivo que nos declares se tu és o Cristo, o Filho de Deus’. Jesus respondeu: ‘Tu o disseste. Aliás, eu vos digo que, de ora em diante, vereis o Filho do Homem sentado à direita do Poder e vindo sobre as nuvens do céu.’ O Sumo Sacerdote então rasgou suas vestes, dizendo: ‘Blasfemou! Que necessidade temos ainda de testemunhas? Vede: vós ouvistes neste instante a blasfêmia. Que pensais?’ Eles responderam: ‘É réu de morte’”.

 Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina número 1074. Jesus diz a ela:

 Leitor 5: “As chamas da misericórdia Me consomem, desejo derramá-las sobre as almas humanas. Oh, que grande dor Me causam quando não querem aceitá-las! Minha filha, faz o que está ao teu alcance pela divulgação do culto à Minha misericórdia. Eu completarei o que não conseguires. Diz à humanidade sofredora que se aconchegue no Meu misericordioso Coração e Eu a encherei de paz. Diz, Minha filha, que Sou o puro Amor e a própria Misericórdia. Quando uma alma se aproxima de Mim com confiança, encho-a com tantas graças que ela não pode encerrá-las todas em si mesma e as irradia para as outras almas”.

 Todos: Senhor, sei que Vós desejais unir-Vos comigo. Sei, Senhor, que Vossas mãos sempre estão cheias de toda espécie de graças[2]. Não quero Vos deixar sozinho, Senhor! Não quero Vos deixar esperando por uma resposta minha, Senhor! Quero dizer hoje e sempre: seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. Livrai-me, Senhor, da hipocrisia e do farisaísmo. Quero ser todo Vosso, todo para Vós! Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Leitor 2: Cantemos…
Leitor 1:

4ª ESTAÇÃO: JESUS É NEGADO POR PEDRO

 Sacerdote: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.

 Todos: Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo Mateus 26,73-75:

 Leitor 3: “Pouco depois, os que lá estavam disseram a Pedro: ‘De fato, também tu és um deles; pois o teu dialeto te denuncia’. Então ele começou a praguejar e a jurar dizendo: ‘Não conheço este homem!’ E imediatamente um galo cantou. E Pedro se lembrou da palavra que Jesus dissera: ‘Antes que o galo cante, três vezes me negarás.’ Saindo dali, chorou amargamente”.

 Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina número 1577. Jesus disse a ela:

 Leitor 5: “Diz às almas que não impeçam a entrada da Minha misericórdia nos seus corações, pois Ela deseja tanto agir neles. A Minha misericórdia trabalha em todos os corações que lhe abrem as suas portas. E tanto o pecador como o justo necessitam da Minha misericórdia. A conversão e a perseverança são uma graça da Minha misericórdia”.

 Todos: Senhor, como é terrível o pecado. Dai-me a aversão ao pecado, por menor que seja! Sei que eles atormentam a Vós[3]. Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Leitor 2: Cantemos…

Leitor 1:

5ª ESTAÇÃO: JESUS É JULGADO POR PÔNCIO PILATOS

Sacerdote: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.

Todos: Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.

Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo João 18,37-38:

Leitor 3: “Pilatos lhe disse: ‘Então, tu és rei?’ Respondeu Jesus: ‘Tu o dizes: eu sou rei. Para isso nasci e para isto vim ao mundo: para dar testemunho da verdade. Quem é da verdade escuta minha voz’. Disse-lhe Pilatos: ‘O que é verdade?’ E tendo dito isso, saiu de novo e foi ao encontro dos judeus e lhes disse: ‘Não encontro nele nenhum motivo de condenação’”.

Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina números 289 e 1164. Jesus disse a ela:

Leitor 5: “Não te admires se, às vezes, és julgada injustamente. Eu, por teu amor, bebi por primeiro o cálice de sofrimentos não merecidos. (…) Quando Eu estava perante Herodes, pedi para ti a graça de saberes elevar-te acima do desprezo humano e seguir fielmente os Meus passos”.

Todos: Jesus, ajudai-me a sair do julgamento para o amor. Ajudai-me a levar o Vosso Amor Misericordioso dentro de mim, dando o perdão 70 vezes 7! Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

Leitor 2: Cantemos…

Leitor 1:

6ª ESTAÇÃO: JESUS É FLAGELADO E COROADO DE ESPINHOS

Sacerdote: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.

Todos: Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.

Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo Marcos 15,17-19:

Leitor 3: “Em seguida, vestiram-no de púrpura e tecendo uma coroa de espinhos, lha impuseram. E começaram a saudá-lo: ‘Salve, rei dos judeus!’ E batiam-lhe na cabeça com um caniço. Cuspiam nele e, de joelhos, o adoravam”.

Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina número 188. Ela escreveu:

Leitor 5: “Nos últimos dias do carnaval, quando fazia a Hora Santa, vi Nosso Senhor no momento de flagelação. Oh, que suplício inconcebível! Como Jesus sofreu terrivelmente quando foi flagelado! Ó pobres pecadores, como será o vosso encontro no dia do Juízo com esse Jesus a quem agora assim tão cruelmente martirizais? O Seu Sangue corria pelo chão e, em alguns lugares, o Corpo começou a descarnar-se. E vi nas costas alguns dos Seus ossos despidos de carne… Jesus silencioso, gemia e suspirava”.

 Todos: Jesus deseja que eu conheça mais a fundo o Vosso amor. Que eu compreenda Vosso amor, refletindo com fervor sobre a Vossa Paixão. Invocarei a Vossa misericórdia para com os pecadores, pois desejo a salvação deles, a minha salvação! Rezo agora, Senhor, de coração contrito e confiante essa oração, pedindo a conversão dos pecadores: “Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!”[4].

 Leitor 2: Cantemos…

Leitor 1:

7ª ESTAÇÃO: JESUS RECEBE A CRUZ AOS OMBROS

Sacerdote: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.

Todos: Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.

Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo João 19,17:

Leitor 3: “E ele saiu, carregando sua cruz, e chegou ao chamado ‘Lugar da Caveira’ – em hebraico chamado Gólgota”.

Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina número 267. Escreveu ela:

Leitor 5: “Jesus me disse que o que mais Lhe agrada é quando medito sobre Sua dolorosa Paixão e que, por essa meditação, muita luz desce sobre a minha alma. Quem quiser aprender a verdadeira humildade, que medite sobre a Paixão de Cristo. Quando reflito sobre a Paixão de Cristo consigo compreender claramente muitas coisas que antes não podia compreender. Quero ser semelhante a Vós, Jesus, a Vós crucificado, martirizado, humilhado. Jesus, imprimi na minha alma e no meu coração a Vossa própria humildade. Amo-Vos, Jesus”.

Todos: Jesus coberto de chagas por todo o corpo, com os olhos cheios de sangue e lágrimas, com o rosto todo desfigurado, coberto de escarros… Sei que tudo isso, por amor a mim. Que no meu coração, Senhor, Vós encontreis repouso[5]. Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

Leitor 2: Cantemos…
Leitor 1:

8ª ESTAÇÃO: JESUS É AJUDADO POR SIMÃO DE CIRENE A CARREGAR A CRUZ

 Sacerdote: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.

 Todos: Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo Mateus 27,27.31-32:

 Leitor 3: “Em seguida, os soldados do governador, levando Jesus para o Pretório, reuniram contra ele toda a coorte. (…) Depois de caçoarem dele, despiram-lhe a capa escarlate e tornaram a vesti-lo com suas próprias vestes, e levaram-no para o crucificar. Ao saírem, encontraram um homem de Cirene, de nome Simão. E o requisitaram para que carregasse a cruz de Jesus”.

 Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina número 1184. Jesus disse a ela:

 Leitor 5: “Fica sabendo, Minha filha, que o teu silencioso martírio de todos os dias, na total submissão à Minha vontade, leva muitas almas ao céu. Quando te parecer que o sofrimento ultrapassa as tuas forças, olha para as Minhas Chagas, e te elevarás acima do desprezo e do juízo dos homens. A meditação sobre a Minha Paixão te ajudará a te elevares acima de tudo”.

 Todos: Ó meu Jesus, ajudai-me a permanecer perto de vós; vede como sou fraco, eu sozinho não sou capaz de dar um passo adiante; preciso de vós, Senhor! Preciso da Vossa Misericórdia[6]! Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Leitor 2: Cantemos…
Leitor 1:

9ª ESTAÇÃO: JESUS ENCONTRA AS MULHERES DE JERUSALÉM

 Sacerdote: Nós Vos adoramos, ó Cristo, e Vos bendizemos.

 Todos: Porque pela Vossa Santa Cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo Lucas, 23,27-28.31:

 Leitor 3: “Grande multidão do povo o seguia, como também mulheres que batiam no peito e se lamentavam por causa dele. Jesus, porém, voltou-se para elas e disse: ‘Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos! (…) Porque se fazem assim com o lenho verde, o que acontecerá com o seco?’”.

 Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina número 340. Escreveu ela:

 Leitor 5: “Compreendo agora que nada me pode deter no meu amor para convosco, Jesus – nem o sofrimento, nem as contrariedades, nem o fogo, nem a espada, nem a própria morte. Sinto-me mais forte que tudo isso. Nada pode ser comparado com o amor. Vejo que as mínimas coisas, realizadas por uma alma que ame sinceramente a Deus, têm um valor imenso aos olhos dos Seus santos”.

 Todos: Ó Cristo, sempre saís ao meu encontro! Obrigado, Senhor, pela Vossa paciência comigo! Quero, a partir de hoje, ser mais paciente, enfrentar as situações difíceis como Vós as enfrentastes na Vossa Paixão: ainda sofrendo, consolavas. Jesus manso e humilde de Coração, fazei o meu coração semelhante ao Vosso! Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Leitor 2: Cantemos…

Leitor 1:

10ª ESTAÇÃO: JESUS É CRUCIFICADO

Sacerdote: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos.

Todos: Porque pela vossa santa cruz redimistes o mundo.

Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo João, 19,18-19.28-29:

Leitor 3: “Onde o crucificaram: e, com ele, dois outros: um de cada lado e Jesus no meio. Pilatos redigiu também um letreiro e o fez colocar sobre a cruz; nele estava escrito: ‘Jesus Nazareu, o rei dos judeus’. (…) Depois, sabendo Jesus que tudo estava consumado, disse, para que se cumprisse a Escritura até o fim: ‘Tenho sede’. Estava ali um vaso cheio de vinagre. Fixando, então, uma esponja embebida de vinagre num ramo de hissopo, levaram-na à sua boca”.

Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina, número 1032:

Leitor 5: “Durante a santa Missa, vi Jesus pregado sobre a Cruz em grandes tormentos. Um imperceptível gemido saia do Seu Coração; a seguir disse: Tenho sede. Estou sedento pela salvação das almas. Ajuda-Me, Minha filha, a salvar as almas. Une os teus sofrimentos à Minha Paixão e oferece-os ao Pai Celestial pelos pecadores”.

Todos: “Quando a dor tomar conta de toda minha alma, e o horizonte escurecer como a noite, e o coração for dilacerado pelos tormentos da dor, Jesus Crucificado, Vós sois minha força. Quando a alma, aturdida pela dor, faz todos os esforços e luta sem descanso, e o coração agoniza em amargo tormento, Jesus crucificado, sois a esperança da minha salvação. (…) Quando a alma, sentindo sua inocência, aceita essas provações de Deus, então o coração é capaz de pagar com o amor pelos dissabores! Jesus crucificado, transformai a minha fraqueza em força”[7]. Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

Leitor 2: cantemos…
Leitor 1:

11ª ESTAÇÃO: JESUS PROMETE SEU REINO AO BOM LADRÃO

 Sacerdote: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos.

 Todos: Porque pela vossa santa cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo Lucas, 23,39-43:

 Leitor 3: “Um dos malfeitores suspensos à cruz o insultava, dizendo: ‘Não és tu o Cristo? Salva-te a ti mesmo e a nós’. Mas o outro, tomando a palavra, o repreendia: ‘Nem sequer temes a Deus, estando na mesma condenação? Quanto a nós, é de justiça; pagamos por nossos atos; mas ele não fez nenhum mal’. E acrescentou: ‘Jesus, lembra-te de mim, quando vieres com teu reino’. Ele respondeu: ‘Em verdade, eu te digo, hoje estarás comigo no Paraíso’”.

 Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina, número 300; Disse Jesus a ela:

 Leitor 5: “Oh! Como Me fere a incredulidade da alma. Essa alma confessa que sou Santo e Justo e não crê que sou Misericórdia, não acredita na Minha bondade. Até os demônios respeitam a Minha justiça, mas não creem na Minha bondade”.

 Todos: Senhor, uno minhas mínimas ações aos vossos méritos, pois sei que assim, ó Cristo, o Pai olhará para elas com amor, como se fossem vossas[8]. Ajudai-me, Senhor, a conquistar a vida eterna convosco! Tende misericórdia de mim, Senhor! Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Leitor 2: cantemos…
Leitor 1:

12ª ESTAÇÃO: JESUS NA CRUZ, A MÃE E O DISCÍPULO

 Sacerdote: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos.

 Todos: Porque pela vossa santa cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo João, 19,25-27:

 Leitor 3: “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe, a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Jesus, então, vendo a mãe e, perto dela, o discípulo a quem amava, disse à mãe: ‘Mulher, eis teu filho!’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis tua mãe!’ E a partir dessa hora, o discípulo a recebeu em sua casa”.

 Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina, número 224; escreveu Santa Faustina:

 Leitor 5: “Aos pés do Senhor, buscarei luz, consolo e força. Incessantemente demonstrarei a Deus minha gratidão pela Sua grande misericórdia para comigo, nunca me esquecendo dos benefícios que Ele me concedeu”.

 Todos: Ó Virgem Maria, Mãe de Deus e minha, cuja alma estava mergulhada num mar de amargura vendo vosso Filho na cruz, ensinai-me a sofrer amando e a amar sofrendo. Fortalecei minha alma para que a dor não a quebrante. Ó Mãe da Graça, ensinai-me a viver com Deus, para Deus, em Deus[9]! Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Leitor 2: cantemos…
Leitor 1:

13ª ESTAÇÃO: JESUS MORRE NA CRUZ

 Sacerdote: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos.

 Todos: Porque pela vossa santa cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo João, 19,30.33-35:

 Leitor 3: “Quando Jesus tomou o vinagre, disse: ‘Está consumado!’ E, inclinando a cabeça, entregou o espírito. (…) Chegando a Jesus e vendo-o já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados traspassou-lhe o lado com a lança e imediatamente saiu sangue e água. Aquele que viu dá testemunho e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que diz a verdade, para que também vós creiais”.

 Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina, número 1182; Jesus disse a ela:

 Leitor 5: “A fonte da Minha misericórdia foi, na cruz, aberta com a lança para todas as almas – não excluí a ninguém”.

 Todos: “Vós morrestes, Jesus, mas uma fonte de vida jorrou para as almas, e abriu-se um mar de misericórdia para o mundo. Ó Fonte de Vida, insondável misericórdia de Deus, envolvei o mundo todo e derramai-Vos sobre nós”[10]. Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro (3x).

 Leitor 2: cantemos…
Leitor 1:

14ª ESTAÇÃO: JESUS É COLOCADO NO SEPULCRO

 Sacerdote: Nós vos adoramos, ó Cristo, e vos bendizemos.

 Todos: Porque pela vossa santa cruz redimistes o mundo.

 Leitor 2: Do evangelho de Nosso Senhor Jesus segundo João, 19,41-42:

 Leitor 3: “Havia um jardim, no lugar onde ele fora crucificado e, no jardim, um sepulcro novo, no qual ninguém fora ainda colocado. Ali, então, por causa da Preparação dos judeus e porque o sepulcro estava próximo, eles depuseram Jesus”.

 Leitor 4: Do Diário de Santa Faustina, número 1343; escreveu ela:

 Leitor 5: “Na meditação sobre a morte, preparei-me como se verdadeiramente fosse morrer. Fiz o exame de consciência e examinei minuciosamente todos os meus atos em face da morte e, mercê da graça, verifiquei que tudo tinha sobre si o selo do fim último, o que encheu o meu coração com uma grande gratidão a Deus. Decidi, para o futuro, servir com uma fidelidade ainda maior ao meu Deus. Uma só coisa [é necessária]: fazer morrer totalmente em si “o homem velho” e começar uma vida nova. De manhã preparei-me para a santa Comunhão como se fosse a última da minha vida. Após a santa Comunhão, imaginei a morte real e rezei as orações pelos agonizantes, e depois rezei pela minha alma o De profundis e depois o meu corpo é depositado na sepultura e eu disse à minha alma: ‘Olha em que se transformou o teu corpo, um monte de lodo e um multidão de vermes – eis a tua herança’”.

 Todos: Ó Deus misericordioso, que ainda me permitis viver, dai-me forças para viver uma vida nova, vida de espírito, sobre a qual a morte não tenha domínio. Que se renove o meu coração e comece uma vida nova, já aqui na terra, uma vida de amor a Deus. Confio no auxílio da Vossa graça, ó Deus, apesar de minha fraqueza[11]. Ó Sangue e Água, que jorrastes do Coração de Jesus, como fonte de misericórdia para nós, eu confio em Vós!

 Leitor 2: cantemos…

CONCLUSÃO

 Sacerdote: A essência do culto à Divina Misericórdia consiste na atitude de confiança em Deus e na caridade ao próximo.

 Leitor 1: Do Diário de Santa Faustina, número 742; Jesus disse a ela: “Deves mostrar-te misericordiosa com os outros sempre e em qualquer lugar. Tu não podes te omitir, desculpar-te ou justificar-te. Eu te indico três maneiras de praticar a misericórdia para com o próximo: a primeira – a ação, a segunda – a palavra e a terceira – a oração. Nesses três graus é contida a plenitude da misericórdia, pois constituem uma prova irrefutável do amor por Mim. É desse modo que a alma glorifica e honra a Minha misericórdia”.

 Leitor 2: Minhas irmãs e irmãos, lembremo-nos agora que devemos transmitir todo o amor de Deus por nós, por meio da prática das obras de Misericórdia. Recordemos agora as quatorze obras de Misericórdia, ensinadas por Jesus, e recolhidas do Catecismo da Igreja Católica, no número 2447; escutemos:

 Leitor 3: “As obras de misericórdia são as ações caritativas pelas quais socorremos o próximo em suas necessidades corporais e espirituais. Instruir, aconselhar, consolar, confortar são obras de misericórdia espiritual, como também perdoar e suportar com paciência.

 Leitor 4: As obras de misericórdia corporal consistem, sobretudo, em dar de comer a quem tem fome; dar de beber a quem tem sede; dar moradia aos desabrigados; vestir os maltrapilhos; visitar os doentes e prisioneiros; sepultar os mortos. Dentre esses gestos de misericórdia, a esmola dada aos pobres é um dos principais testemunhos da caridade fraterna. É também uma prática de justiça que agrada a Deus”.

 Leitor 5: Mãos à obra! Que a misericórdia de Deus seja colocada em prática na sua vida!

 Leitor 1: Comece dentro de seu lar, com seus familiares, depois no seu trabalho, amigos, seus irmãos na fé, nas paróquias, movimentos, novas comunidades; mas não se esqueça também de exercer a Misericórdia com as pessoas que lhe fizeram o mal. Nunca deseje vencer o mal com o mal, mas sim vencer o mal com o bem[12].

 Canto…

[1] Cf. Diário Santa Faustina Kowalka n.1385.

[2] Cf. Diário Santa Faustina Kowalska n.1385.

[3] Cf. Diário, Santa Faustina Kowalska n.1016.

[4] Cf. Diário Santa Faustina Kowalska n.187.

[5] Cf. Diário Santa Faustina Kowalska n.268.

[6] Cf. Diário Santa Faustina Kowalska n.264.

[7] Diário, Santa Faustina Kowalska n.1151.

[8] Cf. Diário, Santa Faustina Kowalska n.1544

[9] Cf. Diário, Santa Faustina Kowalska n.315

[10] Diário, Santa Faustina Kowalska n.1319

[11] Cf. Diário, Santa Faustina Kowalska n.1344

[12] Cf. Rm 12, 21

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS