Siga nossas Redes Sociais

Festa do Imaculado Coração de Maria

12/06/2021 . Formações

A Igreja honra e celebra o Imaculado Coração de Maria e sua memória litúrgica é comemorada no sábado seguinte à Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. Jesus e Maria nunca se separaram.

Na Audiência de 9 de abril de 1997, São João Paulo II, co-padroeiro da Comunidade Olhar Misericordioso, disse que “Maria foi a que mais cooperou com a Redenção. Ela gerou o Verbo humanado e aos pés da Cruz o oferecia em sacrifício pela nossa salvação”. Os dois corações estão eternamente entrelaçados.

Tal devoção é muito antiga. Sua origem está no Evangelho de São Lucas, quando lembra-nos que Maria guardava todas as coisas e palavras, meditando-as em seu coração (Lc 2,19); a lembrança de seu SIM e de todos os momentos em que esteve com Jesus, do nascimento ao Calvário. Também na profecia de Simeão, quando Jesus foi apresentado no Templo, ele disse que aquele menino, Jesus, seria causa de queda e soerguimento para muitos, e que uma espada de dor transpassaria o coração de Maria (Lc 2, 34-35). Depois, em Lc 2, 51, quando da perda e reencontro de Jesus no Templo: “Em seguida, desceu com eles a Nazaré e lhes era submisso. Sua mãe guardava todas estas coisas no seu coração”. E se completa quando Jesus antes de morrer, oferece ao apóstolo João aquilo que Ele tem de mais precioso: sua Mãe, Maria. “Eis a tua Mãe!” (Jo 19, 27). Na Cruz, o Filho pôde derramar o seu sofrimento no coração da Mãe. Em seguida, o Evangelho diz que “desde aquela hora, o discípulo recebeu-a em sua casa” (Jo 19, 27).

Hoje, é a nós que Cristo pede expressamente que recebamos Maria “em nossas casas”, que a acolhamos “no meio dos nossos bens” para aprender dela a disposição interior da escuta e a atitude de humildade e de generosidade que a caracterizaram. É Ela que, desempenhando o seu ministério maternal, nos educa e nos modela até que Cristo se forme plenamente em nós (cf. Rosarium Virginis Mariae, 15).

A devoção ao Imaculado Coração de Maria é uma devoção reparadora. Significa que o Coração Imaculado da Mãe é ofendido, ferido, sofre e precisa de reparação. Esta reparação nós, seus filhos, podemos fazer, seguindo a devoção e aliviando o sofrimento de nossa Mãe Amorosa. Nossa Senhora pediu aos pastores de Fátima que os homens praticassem a devoção reparadora dos cinco primeiros sábados.

A consagração dos sábados a Virgem Maria é uma tradição muito antiga da Igreja, que tem registros desde o Século XVI. Já em 1912, o papa Pio X concedeu indulgência plenária, aplicável também às almas dos fiéis defuntos, a quem fizesse a consagração do primeiro sábado de cada mês a Virgem Maria.

A história da Igreja nos conta que Santa Margarida Maria Alacoque, também co-padroeira de nossa Comunidade, a quem o Sagrado Coração de Jesus se revelou, entendeu tão bem a ligação entre as devoções aos Corações de Jesus e de Maria que considerava as duas uma só. Por isso, ela tinha o hábito de rezar esta jaculatória: “Divino Coração de Jesus, eu vos adoro e vos amo do modo como viveis no Coração de Maria e vos peço que vivais e reineis em todos os corações”.

Outros santos, devotos do Sagrado Coração de Jesus, como Santa Brígida, São Francisco de Sales e São João Eudes, referiam-se ao Coração de Jesus e de Maria, no singular, para evidenciar a perfeita união de sentimentos e disposições entre o Coração da Mãe e do Filho.

Por causa desta íntima ligação entre a devoção ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria, o Papa Pio XII nos exorta: “A fim de que a devoção ao Coração augustíssimo de Jesus produza frutos mais copiosos na família cristã e mesmo em toda a humanidade, procurem os féis unir a ela estreitamente a devoção ao Coração Imaculado da Mãe de Deus. ….. Em harmonia com esse sapientíssimo e suavíssimo desígnio da divina Providência, nós mesmo, por ato solene, dedicamos e consagramos a santa Igreja e o mundo inteiro ao Coração Imaculado da Santíssima Virgem Maria”.

Dirijamo-nos à Virgem Maria: o seu coração imaculado, coração de mãe, partilhou ao máximo a «compaixão» de Deus, especialmente da paixão e da morte de Jesus. Ajude-nos Maria a ser mansos, humildes e misericordiosos com os nossos irmãos. (Papa Francisco – Angelus – 9/06/2013)

Oração ao Imaculado Coração de Maria

“Ó Coração Imaculado de Maria,
Repleto de bondade, mostrai-nos o Vosso amor.
A chama do vosso Coração, ó Maria, desça sobre todos os homens!
Nós Vos amamos infinitamente!
Imprimi nos nossos corações o verdadeiro amor,
para que sintamos o desejo de Vos buscar incessantemente.
Ó Maria, Vós que tendes um Coração suave e humilde
lembrai-vos de nós quando cairmos no pecado.
Vós sabeis que todos os homens pecam.
Concedei que, por meio de Vosso Imaculado e Materno Coração,
sejamos curados de toda doença espiritual.
Fazei que possamos sempre contemplar a bondade de Vosso Materno Coração
e nos convertamos por meio da chama do Vosso Coração.
Amém.”

Tudo por Jesus, Nada sem Maria

Leia mais:

Devoção dos cinco primeiros sábados do mês

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS