As homenagens externas pedidas pelo Sagrado Coração de Jesus são diversas. Santa Margarida, porém recomenda quatorze, e esses atos estão listados nos vários livros devocionais do Sagrado Coração. Especificamente, na presente formação, retirou-se do livro “O Coração de Jesus”, da Editora Cultor de Livros.
Consagrar é reconhecer e aceitar o reinado do Coração de Jesus, com atos internos da inteligência e da vontade, também com atos externos como a recitação de uma fórmula de consagração.
“Consiste em reparações oferecidas ao Sagrado Coração para suprir o pouco amor que os homens lhe testemunham e os ultrajes que deles recebem.”
É o maior testemunho de amor que podemos dar e ato de reparação para oferecer. Quando nos unimos a Ele e desejamos muitas vezes essa união, na comunhão espiritual.
Especialmente a Missa reparadora celebrada na intenção de reparar o Coração de Jesus pelos ultrajes e ofensas feitas a Ele. Pode ser participada ou mandada celebrar.
As visitas ao Santíssimo Sacramento são profundamente recomendadas. Santa Teresinha do Menino Jesus o chamava de Jesus prisioneiro, que fica à espera das almas adoradoras.
De acordo com as Doze promessas feitas aos devotos do seu Sagrado Coração, Jesus promete à todos que comunguem nas primeiras sextas-feiras de nove meses consecutivos, a graça da perseverança final – é necessário ainda estar com a alma em estado de graça e comungar no desejo de reparação.
Links relacionados:
1ª sexta-feira do mês dedicada ao Sagrado Coração de Jesus. Consagre-se a Ele!