Siga nossas Redes Sociais

“Honra teu pai e tua mãe” – A virtude da Piedade

01/09/2022 . Formações

Augusta Rainha!

Seguimos na nossa formação sobre as virtudes. Na última semana, falamos sobre a virtude da Justiça (se você ainda não leu, clique aqui e leia!). Hoje falaremos sobre uma virtude estritamente ligada à justiça: a virtude da piedade!

O que a piedade tem a ver com a justiça?

Primeiramente, recordaremos o que é a justiça: ato habitual de dar a cada um aquilo que lhe é devido (Cf S. Th II-II q. 58, art. 1). Agora, definida a justiça, definiremos a virtude da piedade “prestar serviço e culto aos pais e à pátria e a tudo o que a eles se refere.” (S Th IIa IIae q 101, art 3, ad 2) e “piedade é manifestação da caridade que temos para com os pais e a pátria.” (S Th IIa IIae q 101, art 3, ad 1)

Em outras palavras, é a virtude da justiça aplicada aos pais. Assim, podemos tomar a definição de justiça e aplicar aos pais, e assim definiremos piedade:

Piedade é o ato habitual de dar aos pais aquilo que lhes é devido.

A Piedade e a Lei de Deus

“Honra teu pai e tua mãe, para que teus dias se prolonguem sobre a terra que te dá o Senhor, teu Deus.”  Ex 20, 12

Nas Sagradas Escrituras, encontramos no livro do Êxodo a ordem de Deus para honrarmos nossos pais, e assim crescermos na virtude da piedade. Segundo nosso Catecismo, esse dever do quarto mandamento se estende também aos nossos familiares, superiores, com a pátria:

O quarto mandamento dirige-se expressamente aos filhos nas suas relações com o pai e a mãe, porque esta relação é a mais universal. Mas diz respeito igualmente às relações de parentesco com os membros do grupo familiar. Exige que se preste honra, afeição e reconhecimento aos avós e antepassados. E, enfim, extensivo aos deveres dos alunos para com os professores, dos empregados para com os patrões, dos subordinados para com os chefes e dos cidadãos para com a pátria e para com quem os administra ou governa. (CIC 2199)

O Quarto Mandamento e o Papa Francsico

O Santo Padre, o Papa Francisco, em sua série de catequeses sobre a velhice, nos dá exemplos de como vivermos a virtude da piedade. Na audiência geral do dia 27 de abril desse ano, ele nos trás o exemplo de Rute e Noemi, e de como Rute foi piedosa com sua sogra “E Rute neste livro aceita a sogra, fazendo-a reviver”. Além dos frutos dessa virtude

“De facto, Noemi, comovida pela dedicação de Rute, sairá do seu pessimismo e até tomará a iniciativa, abrindo um novo futuro para Rute. Ela instrui e encoraja Rute, a viúva do seu filho, a conquistar um novo marido em Israel. Booz, o candidato, mostra a sua nobreza, defendendo Rute dos homens seus empregados.”

 

Por fim, o Papa nos ensina como, nos dias de hoje, bem viver a virtude da piedade

          Se os jovens se abrirem à gratidão pelo que receberam, e os idosos tomarem a iniciativa de relançar o seu futuro, nada pode impedir o florescimento das bênçãos de Deus entre os povos!  Por favor, que os jovens falem com os avós, que os jovens falem com os idosos, que os idosos falem com os jovens. Devemos restabelecer esta ponte com vigor, nela há uma corrente de salvação, de felicidade. Que o Senhor nos ajude, fazendo isto, a crescer em harmonia nas famílias, aquela harmonia construtiva que vai dos idosos aos mais jovens, aquela ponte positiva que devemos preservar e conservar.

 

Para praticar

Tendo em mente o que é a piedade, devemos aplicá-la em nossas vidas, para crescermos no amor de Deus e alcançarmos cada vez mais as virtudes cristãs que nos auxiliam em nosso caminho rumo ao céu.

Para isso, o Bispo de Roma nos dá uma boa dica de como honrarmos e o que não devemos fazer para honrar nossos pais

Pensemos cuidadosamente sobre esta bela declinação do amor que é honra. O próprio cuidado dos doentes, o apoio a quantos não são autossuficientes, a garantia de sustento, podem carecer de honra. Falta honra quando o excesso de confidência, em vez de ser expresso como delicadeza e afeto, ternura e respeito, se transforma em rudeza e prevaricação. Quando a fraqueza é repreendida, e até punida, como se fosse uma culpa. Quando a perplexidade e a confusão se tornam uma abertura para o escárnio e a agressividade. Pode acontecer inclusive dentro das paredes domésticas, nas casas de cura, assim como nos escritórios ou nos espaços abertos da cidade. Incentivar nos jovens, também indiretamente, uma atitude de suficiência – e até de desprezo – em relação à velhice, às suas debilidades e à sua precariedade, produz situações horríveis. Abre o caminho a excessos inimagináveis.

 

Tudo por Jesus nada sem Maria

 

Leia mais

Audiência do Papa Francisco

 Dia 20/04/2022. Clique aqui

Dia 27/04/2022. Clique aqui

 

Série de formação sobre as virtudes:

Prudência. Clique aqui

Justiça. Clique aqui

Temperança. Clique aqui

Fortaleza. Clique aqui

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS