“Isso eu vos digo para que a minha alegria esteja em Vós e vossa alegria seja plena ”
Jo 15,11
Essas 04 semanas nos levaram a “um percurso de oração, reflexão e discernimento para conhecer e amar a Deus e seu Filho Jesus Cristo.” Mas estejamos sempre atentos em vigília e oração, pois “à medida que o Senhor nos dá, mais exige de nós…”
Que nossos passos sejam os passos do mestre como modelo de vida e de entrega, ele foi o modelo dos Apóstolos. O Senhor nos chama a viver a santidade desde os menores atos de nossa vida, o Senhor não nos impõe, ele nos deixa livres para escutar e aceitar o seu chamado, pois assim estaremos mais perto dele. Quando aceitamos o seu chamado devemos nos manter focados, caso contrário corremos risco de nos tornamos fogo de palha, pois nos perdemos pelo caminho, deixando de olhar para Cristo. Que Jesus nos ensine a não ter medo de sermos discípulos e nos dê coragem para dizermos nosso “sim” a Deus.
AS TENTAÇÕES
Somos tentados a todo momento, e cabe a nós ceder ou não as tentações, Jesus quando se fez homem sofreu tentações ousadas do demônio, e ele venceu, assim como nós também podemos vencer.
“Porque Jesus permitiu ser tentado pelo demônio? Sendo Deus, Ele bem poderia não passar por isso, mas assim desejou, para nos mostrar que a tentação é universal e vencê-la é nossa grande missão” (pag. 107).
“O demônio é astuto, não ignoremos sua existência, sempre aparecerá de várias formas e vai se utilizar de pessoas queridas para nos atacar” (pág. 109). Em toda nossa caminhada surgirão bifurcações e cabe a nós diante do livre arbítrio fazer nossas escolhas, entre um “sim” e um “não”, sem meio termo ou escolhas partidas, é se doar aquela escolha. “É tempo de decidir: que nosso ‘sim’ seja ‘sim’ e nosso ‘não’ seja ‘não’” (pág. 110).
A ÚLTIMA CEIA
Quando Jesus na quinta-feira santa instituiu a eucaristia, realizou-se ali a primeira missa na história da humanidade, ele fez isso pois sabendo de sua morte quis se fazer presente em nós, e hoje, ao participarmos da eucaristia precisamos vivenciar um profundo sentimento de gratidão e amor a Deus. Ao meditar a quinta feira santa nos preparemos para encontrarmos com Cristo em sua Paixão, deixando o coração aberto aos pedidos do Senhor.
“Ao instituir a Eucaristia, Cristo nos deixou os sacerdotes como extensão de Seus ensinamentos e memória perpétua da Última Ceia.” (pag 113)
Somos todos chamados a ser apóstolos de Cristo, mas não sejamos como Judas, que estava a mesa com Jesus, porém com pensamento apenas no mundo material, sejamos verdadeiros adoradores da Eucaristia.
As Sete Palavras de Jesus na Cruz
A Sagrada escritura nos coloca sete palavras de Jesus ditas na cruz antes e sua morte.
MORTE E RESSURREIÇÃO
Para nós a morte não deveria ser o fim, mas sim o início de uma nova caminhada, aquela que todos devemos estar preparados, não podemos definir o momento que partiremos dessa vida, essa decisão cabe a Deus, que sabe todas as coisas e momentos, o que devemos fazer é viver com sabedoria, amor, enfrentando os problemas que surgirem durante nossa caminhada, sendo prudentes em nossas escolhas, não nos colocando em riscos desnecessários. Que busquemos a eternidade de Deus, sem deixar de agradecer pelo dom da vida diariamente.
Que o Espírito Santo nos transforme como transformou os discípulos medrosos em grandes apóstolos, anunciadores do Reino de Deus.
Jesus não pode ocupar um lugar velho dentro de nós mas sim um local novo, para chegarmos a luz precisamos passar pela cruz, e para suportarmos nossas cruzes precisamos estar em relacionamento constante e profundo de amizade com Cristo. Jesus é aquele que venceu o mundo, ressuscitou. Mantenhamo-nos atentos pois o demônio, pai do egoísmo, está a nossa espreita, para tanto meditar e buscar o paraíso é preciso lutar contra as forças o mal. Vale a pena perder a vida para ganhar a eternidade, sendo essa perda na doação a Deus e ao próximo, na certeza da recompensa do reino de Deus.
TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA!
Nota:
Este texto é uma reflexão sobre o livro Caminho da Luz, de autoria do Rev. Pe. Alexandre Paciolli, iCM, servo-fundador da Comunidade Católica Olhar Misericordioso.
Veja também: