Siga nossas Redes Sociais

O que as palavras do Arcanjo Gabriel têm a nos ensinar? 1º sábado do mês e a Misericórdia.

03/09/2022 . Formações

Augusta Rainha!

Na ocasião em que renovava a Consagração da humanidade ao Imaculado Coração de Maria (25/03/22), o Papa Francisco reafirmou a importância de recorrermos à Virgem Maria nas tribulações.

Ele dizia, “É o gesto da entrega plena dos filhos que, na tribulação desta guerra cruel e insensata que ameaça o mundo, recorrem à Mãe, lançando no seu Coração medo e sofrimento, entregando-se a si mesmos.”

Aproxime-se de Maria Santíssima nesse 1º sábado do mês e a console através da sua entrega generosa. Ofereça esse dia com fervor, seguindo as práticas pedidas por Ela. (Leia mais: Devoção dos cinco primeiros sábados: desagravo ao Imaculado Coração de Maria).

Seguindo as palavras do Santo Padre, ele se refere a três momentos em que o Arcanjo dirige a palavra à Virgem Maria:

(i) “Alegra-Te, ó cheia de graça: o Senhor está contigo.”

“O motivo para rejubilar, o motivo da alegria, é desvendado em poucas palavras: o Senhor está contigo”. Abordando o tema do perdão, ele acrescenta, “muitas vezes pensamos que a Confissão consiste em ir de cabeça inclinada ao encontro de Deus. Mas voltar para o Senhor não é primariamente obra nossa; é Ele que nos vem visitar, cumular da sua graça, alegrar com o seu júbilo. Confessar-se é dar ao Pai a alegria de nos levantar de novo. No centro daquilo que vamos viver, não estão os nossos pecados, mas o seu perdão”.

(ii) “Não temas.”

Segundo o Papa, “na Sagrada Escritura, quando Deus aparece, gosta de dirigir estas duas palavras a quem O acolhe: não temas. Deste modo transmite-nos uma mensagem clara e reconfortante: sempre que a vida se abre a Deus, o medo deixa de ter-nos como reféns. A Virgem Maria nos acompanha: Ela mesma deixou a sua perturbação em Deus. O anúncio do Anjo dava-Lhe razões sérias para não temer. Propunha-Lhe algo de inimaginável, que estava para além das suas forças e, sozinha, não poderia levá-lo a diante: haveria muitas dificuldades, problemas com a lei mosaica, com José, com as pessoas da sua terra e do seu povo. Mas Maria não levanta objeções. Basta-Lhe aquele não temas, basta-Lhe a garantia de Deus. Agarra-Se a Ele, como queremos nós fazer esta noite. Porque muitas vezes fazemos o contrário: partimos das nossas certezas e, só quando as perdemos, é que vamos ter com Deus. Nossa Senhora ensina-nos o contrário: partir de Deus, com a confiança de que, assim, tudo o mais nos será dado. Convida-nos a ir à fonte, ao Senhor, que é o remédio radical contra o medo e os perigos da existência”.

(iii) O Espírito Santo virá sobre Ti.”

“É assim que Deus intervém na história: dando o seu próprio Espírito. Porque nas coisas que contam, não bastam as nossas forças. Por nós sozinhos somos incapazes de resolver as contradições da história ou mesmo as do nosso coração. Precisamos da força sapiente e suave de Deus, que é o Espírito Santo. Precisamos do Espírito de amor, que dissolve o ódio, apaga o rancor, extingue a ganância, desperta-nos da indiferença. Precisamos do amor de Deus, porque o nosso amor é precário e insuficiente. Pedimos tantas coisas ao Senhor, mas muitas vezes esquecemo-nos de Lhe pedir o que é mais importante e que Ele nos deseja dar: o Espírito Santo, a força para amar.”

Tudo por Jesus nada sem Maria!

ATO DE CONSAGRAÇÃO AO IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Leia mais:

O Papa a Nossa Senhora: que cesse esta “guerra cruel e insensata que ameaça o mundo”

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS