Siga nossas Redes Sociais

OLHARZINHO – Saibamos mais da Semana Santa

09/04/2022 . Formações

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna”

(Jo 3:16)

 

A Semana Santa é um período sagrado para todos nós, que envolve os últimos momentos de Jesus antes de ser crucificado e a sua ressurreição, que acontece na Páscoa. É a ocasião perfeita para fazer orações, compartilhar mensagens e colocar em prática as tradições.

A Semana Santa, que tem início com a celebração do Domingo de Ramos e termina com o Domingo da Ressurreição de Jesus, o Domingo da Páscoa, uma solenidade muito importante para nós cristãos.

A Quaresma é um período de fortalecimento espiritual; tempo de conversão; de penitência (jejum, oração e caridade/fraternidade), no qual nos preparamos durante 40 dias para a celebração da Páscoa,, com início na quarta-feira de Cinzas e vai até a quinta-feira Santa antes da Missa da Ceia do Senhor (Missa do Lava-Pés). A Quaresma é formada por 5 domingos que são chamados de 1º, 2º, 3º, 4º, e 5º Domingos da Quaresma. E o 6º Domingo é chamado de “Domingos de Ramos e da Paixão do Senhor”.
O Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor, inicia-se na Quinta-feira Santa, na missa chamada “Ceia do Senhor”, véspera da paixão e morte do Senhor; Possui seu centro na Vigília Pascal de Sábado e encerra-se com as vésperas do Domingo da Ressurreição.

Na Quinta-feira Santa celebramos a instituição da Eucaristia.

Tendo amado os seus discípulos, o Senhor amou-os até o fim. Sabendo que chegara a hora de partir deste mundo para voltar a seu Pai, durante uma refeição, durante a Última Ceia (Quinta-feira Santa), Jesus lavou os pés dos apóstolos e deu-lhes o mandamento do amor. Para deixar-lhes uma garantia deste amor, para nunca afastar-se dos seus e para fazê-los participantes da sua Páscoa, Jesus instituiu a EUCARISTIA como memória da sua morte e da sua ressurreição. (cf. CEC 1337).

Na Sexta-feira Santa, celebramos a paixão e morte de Jesus Cristo; É dia de jejum e abstinência de carne.

Sábado Santo é o dia de repouso do Senhor no sepulcro, um dia de silêncio, meditação e oração.

Domingo da Páscoa, celebramos a Páscoa do Senhor, a Ressureição de Jesus.

Somos chamados a uma vida nova em Cristo Ressuscitado. Dia de agradecer a Deus pelo seu imenso amor pela humanidade e por Jesus permanecer conosco todos os dias. Com o Domingo da Páscoa, nosso Igreja inicia um novo Tempo, chamado de Tempo Pascal, no qual comemoramos com muita alegria durante 50 dias a ressurreição de Jesus, como se fosse um só dia de festa.

 

TUDO POR JESUS, NADA SEM MARIA!

Esta formação também contém atividades para que possam ser realizadas em família, para cada dia da Semana Santa.

CLIQUE AQUI – Páscoa Olharzinho 2022 – Semana Santa

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS