Siga nossas Redes Sociais

Os santos arcanjos e suas missões – Santos Miguel, Gabriel e Rafael

29/09/2022 . Formações

Augusta Rainha!

“Quando for dado o sinal, à voz do arcanjo e ao som da trombeta de Deus, o mesmo Senhor descerá do céu e os que morreram em Cristo ressurgirão primeiro” (1 Ts 4, 16)

No dia 29/09, a Igreja Católica Apostólica Romana celebra os santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael. Eles, por sua vez, são os padroeiros celestiais que intercedem pela Comunidade Olhar Misericordioso e por sua missão na Igreja.

Dentre os 9 coros de anjos, os Arcanjos estão a serviço de Deus para realizar missões especiais. Segundo Santo Tomás de Aquino, são mensageiros de coisas de grande importância, que ultrapassam a razão.

De acordo com o Catecismo da Igreja Católica, no parágrafo 335, sobre os “Anjos e a vida da Igreja”:

 Na sua liturgia, a Igreja associa-se aos anjos para adorar a Deus três vezes santo; (…) festeja de modo mais particular a memória de certos anjos (São Miguel, São Gabriel, São Rafael e os Anjos da Guarda).

De acordo com as Sagradas Escrituras, sabe-se da existência de três arcanjos que exercem influência na história da salvação. Cada nome, por sua vez, revela a sua missão.

Leia mais:Anjos, querubins, serafins, arcanjos, você sabe a diferença entre eles?

O nome Miguel significa em hebraico: “Quem é como Deus?”

Esse foi o grito de São Miguel na batalha contra Lúcifer e os demais anjos rebeldes. “Houve então um combate no Céu: Miguel e seus anjos combateram contra o dragão. Também o dragão combateu, junto com seus anjos, mas não conseguiu vencer e não se encontrou mais lugar para eles no Céu”. (Apocalipse 12,7-8). São Miguel Arcanjo é um grande defensor do povo de Deus e de sua igreja. Ele é um aliado poderoso nas nossas batalhas diárias contra as forças inimigas, soberba e ambição além de ser um exemplo de obediência à vontade de Deus.

Aparece em: Dn 10,13; 10,21; 12,1; Jud 1,9; Ap 12,7-8.

Leia mais: Por que recorrer ao auxílio de São Miguel Arcanjo?

O nome Gabriel, significa “Deus se mostrou forte” ou “Força de Deus”.

Ele possui a missão de anunciar, sendo o mensageiro de Deus por excelência. São Gabriel Arcanjo traz boas novas da parte do Altíssimo desde o antigo testamento – ao profeta Daniel – até o novo testamento – anunciando o nascimento de João Batista e de Jesus. De fato, este arcanjo foi encarregado de proclamar a notícia mais importante de todos os tempos, o nascimento do Filho de Deus entre nós (Lc 1, 26ss). Recorramos a São Gabriel para recebermos promessas e mensagens do Altíssimo para nossas vidas.

Aparece em: Dn 8,16; 9,21; 10; Lc 1,19; Lc 1,26-38

Leia mais: O que as palavras do Arcanjo Gabriel têm a nos ensinar? 1º sábado do mês e a Misericórdia.

O nome Rafael significa “Deus cura” ou “Medicina de Deus”.

Ele possui a missão de trazer a cura na dimensão física e espiritual, além de sua presença conduzir a manifestação da Divina providência. O livro de Tobias relata a presença singular, por alguns meses, de São Rafael entre os homens. Nesse período o Arcanjo curou a cegueira dos olhos de Tobit, libertou a jovem Sara da presença de um demônio que matava seus maridos e conduziu Tobias em segurança por uma viagem, indicando o caminho correto. Assim São Rafael, é um portador da cura física e espiritual enviada por Deus, atuando na restauração da saúde dos homens e na libertação do mal em nossas vidas.

Aparece em: Tb 5-10; 11,13-15; 12,12.15

Sabendo da importância dos Arcanjos, a comunidade Olhar Misericordioso os tem como padroeiros celestiais. Graças à proteção que eles realizam, os membros são chamados a experimentar sua presença silenciosa, mas eficaz. Peçamos a Deus que, como os Arcanjos, possamos glorificar ao Senhor, cumprir com exatidão as suas ordens e servir ao próximo com ardor e pureza!

Tudo por Jesus nada sem Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS