Siga nossas Redes Sociais

Temperamento Nervoso – Descubra suas características

13/09/2022 . Formações

Augusta Rainha!

Continuando a série de formações sobre os Temperamentos, conheça um dos tipos caracterológico cuja força é a diversão. É o NERVOSO.

Leia mais: O que é temperamento? Como faço para descobrir o meu?

Lembre-se: para essa formação utilizou-se os oito possíveis temperamentos, definidos por Le Senne, Gaston Berger e, depois, pelo Pe. Luigi Maria Rossetti no livro Prática de Caracterologia religiosa, escrito em 1961. Portanto, essa formação está baseada na obra citada. São eles: Colérico, Apaixonado, Nervoso, Sentimental, Sanguíneo, Fleumático, Amorfo e Apático.

A DIVERSÃO é o valor dominante do Nervoso

 

  • Por ser não Ativo, não sente a necessidade de realizar o que a emoção lhe inspira. Não realiza um projeto ou decisão com reflexão, rigor e ordem, mas antes, procura resultados que lhe custem pouco.
  • Por ser Primário tem reações imediatas e impulsivas, de modo que muda de humor conforme a emoção do momento. Passa facilmente da alegria à tristeza.
  • Por ser Emotivo é muito sensível, e sente a necessidade de ter emoções, de viver intensamente e de maneira entusiástica.

Leia mais: Descubra se você é Apaixonado.
Conheça o temperamento Colérico.

Virtudes e defeitos predominantes: 

 

Virtudes que podem prevalecer: generosidade; intensidade no agir; tendência à alegria; em geral, agradável no trato, otimista e afável; entusiasta; em geral, aberto ao trato com outro, com uma tendência à bondade e compaixão; facilidade para a pregação, com expressão viva e espontânea; em geral, imaginação viva; sente facilmente a influência boa e o fascínio de uma pessoa, a quem depois procura imitar.

Defeitos que podem predominar: tendência a ser muito emotivo, intenso, superficial e basear suas decisões na emotividade, isto é: abundância de sentimentos, sujeitos a uma grande variabilidade; em geral, custa-lhe a memorização e o raciocínio lógico; custa-lhe a pontualidade; tende a ser vaidoso, mas nem sempre apegado às coisas; tende à instabilidade de caráter; muda de humor conforme a emoção do momento (do entusiasmo ao desânimo, da alegria à tristeza); pode ser imprudente por se deixar mover pelos sentimentos e não pelas suas convicções; tende a ser desordenado e distraído; pode ser inimigo do esforço e método; é detalhista somente quando quer; tende pouco ao sacrifício e a escapar da cruz (fugindo da abnegação); tende a ter a sensibilidade à flor da pele; em geral, não termina o que começa; falta de convicção (precisa ser empurrado para terminar algo), em geral, é curioso, deixando- se absorver pelo mundo exterior, e egocêntrico, sendo propenso à preguiça, aos prazeres dos sentidos (gula, luxúria) e aos divertimentos agitados; pouco propenso à submissão; facilmente emite juízos ou críticas; pode ser mentiroso, não por dolo mas pela necessidade inata de causar admiração.

Outras possíveis características 

 

– move-se à base de emoções; gosta de adrenalina, quase para satisfazer-se e tranquilizar-se;
– não gosta de horário, nem é metódico; tende a ser espontâneo e a demonstrar seu estado de ânimo pelo rosto, ações ou palavras;
– pode sentir vivamente as injúrias; tem que cuidar da tendência à vaidade e sensualidade;
– a vida de oração tende a estar baseada em emoções, confundindo o mundo sobrenatural com o “sentir” a Deus; espera um encontro com Deus rápido, que satisfaça suas emoções, e se isso não acontece, tende a desanimar-se;
– busca o novo, o diferente, de acordo com as suas emoções; pode sentir fortes tentações à castidade pela sua variação emocional; pode apegar-se muito às pessoas; pode buscar tratar os outros com acepção (aqueles mais agradáveis a ele);
– aproxima as pessoas de si, mas nem sempre sabe dar continuidade na formação para a conversão; sua inteligência opera com imagens, sendo mais intuitiva do que lógica; em geral, prefere matérias emotivas, com repercussões sentimentais, como geografia, psicologia, história, fugindo das matérias frias ou que empregam mais a abstração, como matemática, física etc (não se inclina às ciências abstratas e teóricas).

Exemplos de santo: São Francisco de Assis.

Exemplos históricos: Baudelaire e Dostoiewski.

E você, se identifica com o temperamento Nervoso? Faça o teste aqui e confira se estava certo. Se sim, mãos à obra na luta pela santidade. Reconhecendo as próprias virtudes e defeitos dominantes, o trabalho se torna mais eficaz.

Tudo por Jesus nada sem Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS