Siga nossas Redes Sociais

“Orai sem cessar”- A virtude da Religião

07/09/2022 . Formações

Augusta Rainha!

Nesta quarta-feira seguiremos com nossas formações sobre as virtudes.

Seguimos falando das filhas da Justiça. Hoje, a virtude da Religião.

Para recapitular, a definição de justiça é: ação habitual de dar a cada um conforme o que lhe é devido (para a formação sobre justiça, clique aqui). A definição de piedade: ação habitual de dar aos pais, superiores, pátria, aquilo que lhes é devido (para a formação sobre piedade, clique aqui).

 

O que é a Religião

O Catecismo da Igreja Católica deixa bem claro que a religião é “a justiça para com Deus”(1807)

De acordo com Santo Tomás de Aquino, religião é, seja referida à frequente leitura quer à reeleição ou religação, orientação a Deus.

Para a origem da palavra Religião, podemos destacar três termos diferentes:

  1.  Religare– Religar ao Deus verdadeiro, com diz Santo Agostinho
  2.  Relegere- Reler, ou meditar, refletir sobre ao que ser refere o culto divino, como diz Santo Isidoro
  3. Religere- Reeleger ao Deus verdadeiro, que deixamos de lado por conta do pecado, como diz também o Doutor da Graça

Como conquistar a virtude da Religião

De acordo com o Doutor Angélico, existem atos interiores e exteriores que nos ajudam na aquisição dessa virtude importantíssima para nossas vidas de cristãos. Os atos são:

  •             Internos: devoção e oração
  •             Exteriores: Adoração, sacrifícios, oblações, primícias, dízimos, votos, juramentos e outros.

Aqui, vemos a importância de uma profunda intimidade com o Senhor através da vida de oração, pois ela é uma das principais formas de obtermos a virtude da religião, que é dar a Deus aquilo que Lhe é devido.

O Papa Francisco nos dá uma boa dica para crescermos nessa virtude: oração, oração, oração, em todos os momentos de nossa vida. Foi o que ele nos disse na Audiência Geral do dia 09 de junho de 2021, baseado na Palavra de São Paulo: «orai sem cessar, e, em todas as circunstâncias, dai graças» (Ts 5, 17-18).

“É uma oração que, pouco a pouco, se adapta ao ritmo da respiração e se estende ao longo do dia. Com efeito, a respiração nunca pára, nem sequer quando dormimos; e a oração é o respiro da vida.”

Ou seja, a Religião é o respiro da alma.

O tema tem tanta importância que o Sumo Pontífice fez uma série com 39 catequeses sobre a vida de oração, que você pode conferir clicando aqui.

 

Metanoia

E você, como tem crescido na virtude da Religião? Sigamos a recomendação do Papa, rezemos cada vez mais para, contando com a graça de Deus, crescermos nessa virtude tão importante, filha da justiça, que nos leva cada vez mais perto do nosso Pai, além de estarmos mais preparados para os desafios do dia a dia.

“Assim, os tempos dedicados a estar com Deus reavivam a fé, que nos ajuda na realidade da vida, e a fé, por sua vez, alimenta a oração, sem interrupção. Nesta circularidade entre fé, vida e oração, o fogo do amor cristão que Deus espera de nós mantém-se aceso.”

Tudo por Jesus nada sem Maria

 

Leia mais

Catequeses do Papa Francisco sobre oração. Clique aqui

Formações sobre as virtudes:

Prudência

Justiça

Temperança

Fortaleza

 

 

 

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS