Siga nossas Redes Sociais

Santa Margarida – Ensinamentos e virtudes heroicas

16/10/2022 . Formações

Augusta Rainha!

“Nada se mancha na inocência, nada se perde na potência; em tal mansão tudo perdura, e aqui no amor tudo se apura”

A Comunidade Olhar Misericordioso celebra com grande alegria o dia de Santa Margarida Maria de Alacoque, uma de suas co-padroeiras. Ela foi instituída como discípula do Sagrado Coração, pelo próprio Jesus, em uma  de suas experiências místicas e teve como missão divulgar ao mundo o que Jesus lhe falava, o que a fazia sentir: o amor  mais puro e forte que poderia existir. 

Jesus passou a ensinar-lhe os segredos de Seu Sagrado Coração, normalmente quando ela estava em adoração ao  Santíssimo Sacramento. Jesus permitiu que ela sentisse as dores da Chaga, aberta em Seu peito na cruz e nas primeiras  sextas-feiras do mês essa dor lhe apertava mais. Então Jesus, lhe revelou como amava tão fortemente os homens e que o desprezo que recebia da humanidade Lhe doía mais do que sofreu em sua Paixão. Também, dizia que se os homens Lhe correspondessem com um pouquinho de amor, Ele teria, mesmo no pouco, a retribuição de todo amor que ofertou; porém os homens só Lhe ofertavam repulsas e friezas. 

Missões de Jesus a Santa Margarida

A partir daí, Jesus pede a Margarida Maria que console seu coração fazendo o seguinte: (i) comungar com a maior  frequência possível, com todo amor; (ii) comungar em todas as primeiras sextas do mês; (iii) nas noites de quinta para  sexta-feira, entre as 11h p.m. e meia-noite, acompanhar Jesus na tristeza que sentiu no Horto das Oliveiras, ficando  em oração, para aplacar a ira divina e pedir misericórdia para os pecadores. Jesus lhe ensinou, ainda, que o que mais  anseia é um coração arrependido e humilhado, por isso pede humildade e sinceridade na confissão. 

Para os corações que consolam o Sagrado Coração de Jesus, na 1ª sexta de cada mês, Ele fez muitas promessas. Jesus  não as ditou em ordem. A Igreja tomou as diversas mensagens recebidas por Sta. Margarida Maria e as ordenou,  acesse o link ao lado para relembrar as 12 promessas e também as divulgar. (Palavras do Fundador – As promessas do Sagrado Coração)

Na “grande aparição” de Jesus a Santa Margarida Maria, Ele pediu que fosse celebrada a Festa ao Seu Sagrado Coração na sexta-feira seguinte à festa de Corpus Christi: “Comungue-se nesse dia, e seja feita a devida reparação por meio de um ato de desagravo, para reparar as indignidades que recebeu durante o tempo em que esteve exposto sobre os altares.  E eu te prometo que o meu coração se dilatará, para derramar com abundância os benefícios de seu divino amor sobre os que lhe tributarem essa honra e procurarem que outros a tributem”. É importante preparar-se para viver essa festa com a novena correspondente (Novena a Santa Margarida Maria de Alacoque)

O grande pedido de Jesus, portanto, a partir dessas aparições é o da REPARAÇÃO ao seu Sagrado Coração. Não seja inferente ao pedido de Cristo!

Virtudes heroicas de Santa Margarida

O plano de amor de Jesus, através dos segredos do Seu Sagrado Coração só foi revelado à humanidade, porque Margarida Maria, mesmo com todo medo e insegurança, disse seu SIM a Deus. Durante toda sua vida, Santa Margarida precisou cultivar  inúmeras virtudes, ao custo de suas próprias vontades, sumindo de si mesma, para que só Jesus vivesse nela. O próprio Jesus a ensinava a cultivar essas virtudes, sendo muitas delas conquistadas após grande sofrimento. Assim, quatro características de Santa  Margarida se sobressaem: 

1) Obediência: Santa Margarida dedicava toda obediência a Deus. Jesus, inclusive, lhe ensinou: “Gosto mais de ver-te  obedecendo que fazendo jejuns e sacrifícios pela tua própria vontade (sem obediência)”. Obedecia em tudo suas  superioras no convento, também a pedido de Jesus; “por isso, quero não só que faças o que tuas superioras te disserem, mas também que não faças absolutamente nada do que eu te ordenar, sem consentimento delas, porque amo a  obediência, e sem ela nada me pode agradar”. Lhe custava muito falar de si mesma, mas Margarida Maria escreveu sua  autobiografia em obediência à Jesus e aos seus superiores.

Leia mais: Da obediência e sujeição

2) Humildade: Santa Margarida era muito humilde e se sentia muito indigna de estar na presença de Jesus, de receber seu  amor. E Jesus se alegrava com sua alma que distava da soberba. Nas palavras de nosso Fundador: “Margarida Maria  compreendeu que eram as suas vaidades que tinham deixado Jesus chagado! Compreendeu também que estava perdendo  tempo na vida e que Deus pediria contas a ela disso! A partir desse momento, ela mudou completamente seu modo de  viver sua consagração ao Senhor na sua Congregação!” (Retiro SCJ 21/06/2019) 

3) Horror ao pecado: Santa Margarida passou a cultivar profunda dor diante da menor falta que tivesse, principalmente  depois que Jesus lhe revelou verdadeira repulsa ao pecado: “Sou um Mestre Santo e ensino a santidade. Sou puro e não  posso sofrer a menor mancha. É necessário que andes na minha presença com simplicidade de coração… não posso  suportas as almas tíbias e covardes… não serei menos severo e exato em corrigir as tuas infidelidades”. 

4) Dependência única de Deus, principalmente nas cruzes: Santa Margarida Maria de Alacoque tinha uma dependência  única de Deus, não queria fazer nada, se não fosse por Ele. Tinha como objetivo único na vida, amar a Deus, agradá Lo, adorá-Lo e obedecê-Lo. Não tinha medo de suas cruzes, ao contrário, sofria com amor, pois este sofrimento lhe  aproximava de Jesus. Apenas tinha três ardentes desejos: “um de sofrer, outro de amar e comungar e o terceiro de morrer  para me unir ao Senhor”. 

A Vida, ensinamentos e virtudes de Santa Margarida Maria nos inspira a viver um profundo amor e desejo de vivência  dos sacramentos, tesouros que nos levam cada vez mais a contemplar o amor e consolo do Sagrado Coração de Jesus.

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS