Siga nossas Redes Sociais

Temperamento Amorfo

26/10/2022 . Formações

Dando continuidade às formações*, veja hoje o temperamento AMORFO. Se já realizou o  Teste de temperamentos e descobriu o seu, não deixe, apesar disso, de adentrar em águas mais profundas para ir compreendendo mais e mais as características dos demais, pois assim criar uma boa base para se relacionar melhor com os outros e também a ajudá-los em suas formas de ser.

Isso torna-se bem importante na vivência familiar, comunitária, no trabalho… Para que assim você possa se conhecer melhor, amar-se mais, fortalecendo as virtudes e se esforçando por corrigir e curar os defeitos.

Lembre-se sempre de que o maior modelo de “caráter ideal” é o próprio Jesus. Ele é o equilíbrio perfeito em que todas as qualidades se complementam com a devida dose. Busque, portanto, moldar-se em oração e tenha como meta a santidade e a dos irmãos, imitando Jesus e Maria Santíssima.

*O conteúdo dessa formação se baseia no livro de Luigi Maria Rossetti (1965), Livro Prática de Caracterologia Religiosa

Leia mais: O que é temperamento? Como faço para descobrir o meu?

O valor dominante do amorfo é o prazer e a passividade

— Como é não Emotivo: não vibra por nenhum ideal nem se esforça ante uma ação nobre; não experimenta sentimentos vivos, e tem um verdadeiro vazio interior: por não possuir nada de afetividade, deixa-se levar por um egoísmo da pior espécie. Consola-se facilmente pensando que tudo na vida é questão de saber acomodar-se.

— Como é não Ativo: não tem possibilidade nem força interior para conferir um cunho pessoal à sua obra: acompanha-o a preguiça em sua mais ampla expressão, sem a menor atenuante. Quase sempre carece de espírito prático.

— Como é Primário: vive no e do momento presente muito mais do que o E-nA-P e o nE-A-P. É superficial; deixa-se influir pelo ambiente. Não tem altas miras, contenta-se com pouco, e logo se consola diante das contrariedades; também não tem grandes aspirações, basta-lhe viver ao nível ordinário; daí que busque as satisfações imediatas do corpo e a utilidade diretamente temporal. Por ser tão superficial, deixa-se facilmente influenciar pela opinião do último que chega, e não tem verdadeiro espírito de observação. Em geral, é inteligente. Porém não é dos que criam problemas, porque tomam a vida como lhe vem: é um plácido bonachão. Quando ainda é pequeno, mesmo sem o querer engana os educadores, que o julgam bom porque não põe nenhum problema e se deixa guiar sem oferecer nenhum obstáculo; por isto julgam-no favoravelmente. Porém, quando chega à idade adulta – se não foi bem formado – seus defeitos manifestam-se de maneira evidente e quase sempre incorrigível. Interessa-se mais pelas coisas do que pelas pessoas.

Leia mais: Conheça o temperamento Colérico.

Virtudes e defeitos predominantes

– Virtudes que podem prevalecer: É dócil, e, portanto, não resiste à autoridade: deixa-se plasmar e corrige-se bastante, justamente por causa de sua passividade. Possui boa dose de calma e de objetividade. Tem um discreto talento para a música, mais para execução que para a composição. Onde mais êxitos pode alcançar é na arte dramática: isto se deve ao fato de não ter ele uma personalidade suficientemente desenvolvida, e, portanto, se é inteligente, logo compreende e executa com fidelidade todas as indicações que lhe possa fazer o diretor de cena, e, portanto, facilmente assimila e interpreta bem a personagem que deve representar. Tem aptidão para o esporte coletivo.

– Defeitos que podem prevalecer: É preguiçoso, mole, pouco generoso, muito egoísta, e mais propenso aos prazeres sensuais (gula e sexo) do que os outros caracteres. É escravo do corpo. Pouco asseado, pouco pontual. Chega a carregar-se de dívidas por causa de sua prodigalidade; não tem interesse pelos ideais altruístas, nobres ou santos. Tem pouco senso prático e muito pouca compreensão para com os outros. É duro com os jovens, a ponto de se tornar cruel. Carece de fervor religioso: é o mais frio de todos os caracteres.

Leia mais: Temperamento Nervoso – Descubra suas características

Outros pontos que podem caracterizá-lo

– Prefere a solidão e a vida tranquila, não dando muita importância à vida social e à amizade.

– É capaz de disciplina e regularidade, apesar de ser não ativo; precisa de um ambiente motivador para seus trabalhos e estudos e para formar hábitos; precisa insistir em trabalhos que impliquem rotina.

– A resultante caracterológica do nE-nA-P é “a passividade ante o instante presente”. Nele tudo favorece esta predisposição, afirma Griéger: debilidade dos elementos constitutivos, desinteresse por ideais nobres e altruísticos, falta de senso prático. De tudo isto decorre que o nE-nA-P permanece habitualmente fechado na esfera da sua atividade orgânica, sendo por isto escravo do seu corpo.

Leia mais:Descubra se você é Apaixonado.

— Alguns pontos na formação do amorfo

Embora o nE-nA-P seja pouco sensível e preguiçoso, ainda assim, a atitude do educador pode exercer grande influência sobre ele, sobretudo se o nE-nA-P é inteligente. A bondade e a expansividade, de um lado, e o encorajamento aliados a conselhos iluminados, precisos e mantidos por uma paterna e firme tenácia, de outro lado, exercem grande efeito sobre o jovem amorfo. Diante de um educador-pai, caridoso e forte, o Amorfo cede e se deixa formar.

Leia mais: Temperamento SENTIMENTAL – faça o teste e veja suas características

Valor a conseguir:

— Já que o Amorfo é escravo das atividades orgânicas e, portanto, busca em tudo, instintivamente, o prazer sensível, e, além disto, é brando por natureza e se deixa facilmente modelar e guiar pelos superiores, é preciso educá-lo a procurar como valor verdadeiro e próprio a docilidade, que assim dará um significado, um valor e uma finalidade à sua vida: bem orientado, também ele pode realizar um magnífico trabalho. Se formado como o deve ser — pode alcançar postos modestos, de segundo plano, sem grandes responsabilidades, onde, no conjunto, chegue a prestar valiosos serviços e desempenhar um bom papel. (…) A experiência ensina que tem havido exemplos de radical conversão psicológica que mostram como uma natureza humana, por mui pobre que seja, quando é dócil à ação da Graça pode chegar à conquista do grande tesouro da santidade. De fato, o caráter Amorfo também deu santos à Igreja.

Exemplo de Santos: S. Benedito Labre é seu mais eloquente e eficaz modelo.

Exemplos históricos: Rei Luis XV.

E você, se identifica com o temperamento Amorfo? Faça o Teste de temperamentos e confira se estava certo. O trabalho se tornará mais eficaz! Escreva num papel o que você já conseguiu mudar em si a partir desse conhecimento. Fortaleça-se nas virtudes e trabalhe nos seus defeitos. Mãos à obra na luta pela santidade.

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS