Siga nossas Redes Sociais

Temperamento Sanguíneo – conhece-te a ti mesmo

30/09/2022 . Formações

Augusta Rainha!

Dando continuidade às formações*, veja hoje o temperamento SANGUÍNEO. Se já realizou o  Teste de temperamentos e descobriu o seu, não deixe, apesar disso, de adentrar em águas mais profundas para ir compreendendo mais e mais as características dos demais, pois assim criar uma boa base para serelacionar melhor com os outros e também a ajudá-los em suas formas de ser.

Isso torna-se bem importante na vivência familiar, comunitária, no trabalho… Para que assim você possa se conhecer melhor, amar-semais, fortalecendo as virtudes e se esforçando por corrigir e curar os defeitos.

Lembre-se sempre de que o maior modelo de “caráter ideal” é o próprio Jesus. Ele é o equilíbrio perfeito em que todas as qualidades se complementam com a devida dose. Busque, portanto, moldar-se em oração e tenha como meta a santidade e a dos irmãos, imitando Jesus e Maria Santíssima.

*O conteúdo dessa formação se baseia no livro de Luigi Maria Rossetti (1965), Livro Prática de Caracterologia Religiosa

Leia mais: O que é temperamento? Como faço para descobrir o meu?

O VALOR DOMINANTE DO SANGUÍNEO É A PROCURA PELO ÊXITO SOCIAL

O que o distingue o Sanguíneo claramente dos outros caracteres é o seu destacado “senso prático e oportunista”, como também “o mundanismo” no verdadeiro sentido da palavra. instintivamente procura é o sucesso imediato no campo social, com o fim de saciar sua avidez e vaidade. Fixa-se mais na aparência do que na substância.

  • Por ser não Emotivo, o sanguíneo não apresenta a tendência característica dos emotivos para se encerrarem em si: seu ser mais íntimo está mudo: ele não experimenta em si nenhum eco interior, nenhum impulso, e, assim, para encher este vazio profundo, volta-se naturalmente para o exterior, como buscando uma compensação que supra a falta de intimidade. É o caráter mais extrovertido.
  • Por ser Ativo: não tendo nenhum apelo interior, acha desafogo, para a sua natural inclinação a agir, em se deixar absorver pelos acontecimentos, quase como se mendigasse aos homens que lhe permitam exercer sua atividade. Explica-se assim sua admirável adaptação às circunstâncias, ao concreto, desejoso sempre de conhecer (isto lhe proporciona um apurado sentido dos acontecimentos), de entrar em contacto com as situações reais e com tudo o que é vivo: uma de suas características é justamente esta: o amor à vida.
  • Por ser Primário: vive do momento atual, quase se torna escravo dele ou nele se perde;

Leia mais: Conheça o temperamento Colérico.

Virtudes e defeitos predominantes:

– Virtudes que podem prevalecer: É um caráter que em geral agrada, porque está dotado de uma inteligência clara e
tem um espírito prático. É conciliador, trabalhador, educado e versátil. Tem, em geral, uma mente clara; tende a ser
prático, extrovertido e sociável a ter boa inteligência e rápida compreensão, capacidade crítica; a não guardar rancores e não se angustiar com os problemas a ser flexível; sabe, em muitas circunstâncias, adaptar-se, e sair adiante, não se prendendo às dificuldades; anima-se com muitas coisas; gosta de aprender várias coisas, por ser observador e querer criar as suas opiniões. É ativo, amante dos resultados rápidos. Bom e conciliador: deseja sempre a harmonia, ávido, em todo momento, de entrar em contacto com a realidade e a vida exterior. Otimista. Expansivo. Educado, prático, amante do esporte.

– Defeitos que podem predominar: por ter impulsos que, em geral, são mais rápidos, pode ser imprudente nas decisões; tende a não saber trabalhar em comunidade, em equipe; a ser exigente com os demais e nem sempre consigo mesmo; à comodidade; ao egoísmo; pode ser irresponsável, deixando as tarefas para amanhã; pode não terminar o que começa. Por seu espírito prático, é propenso a se tornar especulador, e, como é frio, em geral perde ou não tem sentido religioso, antes pode vir a ser um difusor de irreligiosidade. Por ser primário, pode facilmente deixar-se levar aos prazeres sensuais. É o mais ávido de dinheiro; oportunista. Muito inclinado à curiosidade. Crítico e sarcástico. O que o distingue claramente dos outros caracteres é o seu destacado “senso prático e oportunista”, como também “o mundanismo” no verdadeiro sentido da palavra.

Leia mais: Temperamento Nervoso – Descubra suas características

Outros pontos que podem caracterizá-lo:

– Sente muito mais com a inteligência, e não com as emoções, isto é, tem sentimentos não profundos, mas abundantes;

– pode tender a exagerar, à animação, ao fazer barulho; pode ser que vá eliminando aquilo que lhe custa e ficando com o que lhe é agradável; por essa razão, tem que cuidar para não fazer acepção no trato com o outro; gosta, em geral, de ver o fruto imediato;

– pode ter dificuldade na oração, especialmente, quando não vê os frutos ou não progride; em geral, prefere o mais agradável e o chamativo; o mesmo pode acontecer na vida acadêmica; pode querer ter vida espiritual profunda, mas por curiosidade; corre o risco de ficar no pragmatismo; se não se cuida, pode ter um trato frio e pouco profundo com o próximo, e perder o sentido de fazer tudo para a maior glória de Deus;

– envolve-se no problema do outro, em geral, quando lhe interessa; pode ter dificuldade em dizer “não”, assumindo muitas tarefas; precisa de ocupação continuamente;

Leia mais:Descubra se você é Apaixonado.

Alguns pontos importantes para a formação de um sanguíneo:

Em geral, para lhe desenvolver as qualidades positivas, há que influir nele pela inteligência, isto é, procurar que em sua atividade predomine o móvel intelectual e o interesse científico, em vez do utilitarista, que só lhe desenvolve a cobiça. Como também convém habituá-lo a agir em conseqüência com os princípios, pelo respeito às leis, às disposições. Para lhe valorizar a primariedade, convém habituá-lo a organizar e dirigir bem sua atividade; que se acostume a submeter-se a um plano de trabalho metódico e contínuo, e que seja levado a executá-lo de modo o mais perfeito possível. Em suma, há que lhe robustecer a vontade.

Vida sobrenatural: apresentá-la com máxima clareza objetiva. É preciso ter sempre presente que também a formação espiritual do nE-A-P deve construir-se fundando-a, não sobre o coração, como para os emotivos, mas sim sobre a inteligência. Acostumá-lo, aos poucos, à delicadeza, à lealdade, a combater com coragem e constância seu egocentrismo e o desprezo pelos outros. Há que encorajá-lo sempre, porque também é sensível ao menor elogio que se lhe faça. Formá-lo na mortificação cristã. Fazer-lhe ver que não se trata de uma virtude meramente útil, senão que é necessária, para ele especialmente.

O sanguíneo dispõe de uma plasticidade incomum de inteligência que o ajuda eficazmente a ir-se conhecendo a si mesmo. Há que formá-lo, portanto, com ideias claras, com energia e ao mesmo tempo com coração paternal, de tal maneira que veja, compreenda e ame as virtudes que lhe são necessárias. Uma vez que se tenha formado na verdadeira humildade e na confiança de poder corrigir-se; quando já estiver orientado para o amor pessoal de Jesus e convencido da beleza, da necessidade e da eficácia do dom total de si ao serviço dos outros, então o nE-A-P poderá vir a ser um eficaz colaborador de Jesus Cristo na salvação das almas e um arauto ativo da missão da Igreja.

Leia mais: Temperamento SENTIMENTAL – faça o teste e veja suas características

Exemplo de Santos: S. Tomás Moro, S. Bernardino de Sena, S.João de Capistrano.

Exemplos históricos: Voltaire, Bacon, Montesquieu, Catarina de Médicis, Maquiavel.

E você, se identifica com o temperamento Sanguíneo? Faça o Teste de temperamentos e confira se estava certo. O trabalho se tornará mais eficaz! Escreva num papel o que você já conseguiu mudar em si a partir desse conhecimento. Fortaleça-se nas virtudes e trabalhe nos seus defeitos. Mãos à obra na luta pela santidade.

Tudo por Jesus nada sem Maria!

PRÓXIMOS EVENTOS

Curados para amar – A palavra tem poder OUVIR TODOS