Dando continuidade às formações*, conheça o temperamento FLEUMÁTICO.
Augusta Rainha!
Se já realizou o Teste de temperamentos e descobriu o seu, não deixe, apesar disso, de adentrar em águas mais profundas para ir compreendendo mais e mais as características dos demais. Assim, poderá criar uma boa base para se relacionar melhor com os outros e lhes ajudar em suas formas de ser.
Nesse sentido, você poderá se conhecer melhor e amar-se mais, fortalecendo as virtudes e se esforçando por corrigir, curar os defeitos.
Por fim, lembre-se: o maior modelo de “caráter ideal” é o próprio Jesus. Ele é o equilíbrio perfeito em que todas as qualidades se complementam com a devida dose. Busque, portanto, moldar-se em oração e tenha como meta a santidade e a dos irmãos, imitando Jesus e Maria Santíssima.
*O conteúdo dessa formação se baseia no livro de Luigi Maria Rossetti (1965), Livro Prática de Caracterologia Religiosa
Leia mais: O que é temperamento? Como faço para descobrir o meu?
O fleumático, que pode ser chamado de “apaixonado-frio”, manifesta seu valor dominante pela firme constância com que executa as suas obras. Além disso, sua característica é a “objetividade e a regularidade de vida”.
Leia mais: Conheça o temperamento Colérico.
– Virtudes que podem prevalecer: tende a ser mais lógico, estruturado, mais equilibrado; em geral, tende a ser mais lento na compreensão, mas profundo; pode ser maduro, humanamente falando, com certa facilidade; tende a ser simples, paciente, reflexivo e a ter boa memória; em geral, inspira confiança e tende a ser acolhedor, calmo, respeitoso, terno; gosta de ser responsável, de atingir metas; tende a ser coerente com o que assume; tem sentido do dever, e, em geral, é pontual e metódico.
– Defeitos que podem predominar: apegado às próprias ideias, pouco compreensivo, impassivo e teimoso. Reservado, em geral, fala pouco, isto pode lhe levar a ter dificuldade no trato com os demais e na sociabilidade; nem sempre é sensível às dores alheias; na vida espiritual, pode ser frio e intelectual; tem que trabalhar sua imaginação; tendência a esconder-se em si mesmo e até fechar-se; em geral, atua, mas é lento; tem, em geral, profundo sentido do dever, obrando por convicção. Às vezes irônico. Severo em sua maneira de governar.
Leia mais:Descubra se você é Apaixonado.
– Não tem sentimentos intensos;
– Ao trabalhar nas virtudes, pode adquirir hábitos com facilidade;
– Em geral, desapega-se de sua família e bens materiais com facilidade, mas não das suas ideias;
– Não se preocupa inutilmente; tende a não ser original, e quase sempre seguir o que os outros estão fazendo, tendo dificuldade em apresentar iniciativa;
– É alegre e jovial; é bastante espirituoso: possui o que os ingleses chamam, “humour”.
– Pode cair no moralismo; deve sair mais de si mesmo e saber trabalhar em comunidade, em equipe;
– Deve sentir mais necessidade de Deus, pois pode cair num intelectualismo na
vida espiritual; em geral, deve trabalhar mais para ser mais apóstolo, mais aguerrido e lançado no trabalho pastoral, pois, muitas vezes, precisa ser empurrado; deve trabalhar o não se justificar, pois, quase sempre, tende a isso;
– Geralmente tem boa memória. A expressão é objetiva, coerente e veraz, mais que nenhum outro caráter. Sabe muito bem o que quer, e não abandona nunca o que começou.
– Reflexivo. Respeitador dos princípios e das tradições: conservador. Tem ótimas qualidades de administrador.
Leia mais: Temperamento Nervoso – Descubra suas características
Começará o educador sua ação formativa iluminando a inteligência do nE-A-S, com o fim de fazê-lo compreender a necessidade de se abrir aos outros, e assim despertar nele uma certa emotividade. Antes de tudo, deve procurar criar nele aquelas disposições favoráveis que, em seu devido tempo, provocarão sentimentos de compreensão e de
delicadeza. Preveni-lo contra o defeito do automatismo, que o levaria à excessiva meticulosidade, à dureza e ao formalismo. Há que acostumá-lo desde jovem à prática das virtudes altruístas. Em suma, que se entregue à prática da caridade: com ações concretas, especialmente na vida de comunidade.
Vida sobrenatural: ele sabe entrar no “plano de Deus”. Aprecia muito as diretrizes da religião, como obediência a uma legislação, a uma moral. Porém, presta pouca atenção ao calor da vida sobrenatural, a seus impulsos, à intimidade com Deus, à amizade com Jesus Cristo. Não vê que a religião é, toda ela, baseada no amor. Nele ela se torna fria, árida, até reduzir-se ao puro esquema de um código. Assim, deverá esforçar-se por sentir com o coração aquilo que crê com a inteligência e pratica friamente, levado tão só pelo raciocínio.
Se é verdade que o fleumático tem graves deficiências naturais, nem por isso deixa de possuir qualidades excelentes. Todo o trabalho de sua formação na vida sobrenatural deverá concentrar-se em dar vida à sua psicologia: que ponha sentimento em sua ação; que a luz de sua inteligência se converta em fogo para o coração; que sua reta moralidade se realize numa vida que por sua vez reproduza e reflita a vontade de Deus.
Leia mais: Temperamento SENTIMENTAL – faça o teste e veja suas características
Exemplo de Santos: S. João Fisher, S. Pedro Canísio
Exemplos históricos: D’Alembert, Darwin, Franklin, Kant, Leibniz, Washington.
E você, se identifica com o temperamento Fleumático? Faça o Teste de temperamentos e confira se estava certo. O trabalho se tornará mais eficaz quando descobrir!
Escreva num papel o que você já conseguiu mudar em si a partir desse conhecimento. Fortaleça-se nas virtudes e trabalhe nos seus defeitos. Mãos à obra na luta pela santidade.
Leia mais: Temperamento Sanguíneo – conhece-te a ti mesmo
Tudo por Jesus nada sem Maria!